Spam? O que é, e por que jamais praticar

 

spamA maioria das pessoas que desenvolve algum tipo de atividade online, seja venda de ebooks, produtos digitais, loja online etc… utiliza email marketing para divulgar o seu negócio.
Mas isto é incorreto?
NÃO, Esta é uma prática perfeitamente legítima, desde que a sua lista de prospectos seja de pessoas que se cadastraram para receber as suas mensagens.
Entretanto, se você enviar email para qualquer pessoa que não lhe deu permissão para isso, você está cometendo algo que mais cedo ou mais tarde irá prejudicar o seu negócio. [more…]

O termo spam significa uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Ao praticar spam você esta contrariando o uso sensato do email marketing, primeiro porque está invadindo a privacidade de quem recebe as suas mensagens, segundo, porque ao contrário do que muitos podem pensar você será severamente penalizado por isso.

Com o crescimento contínuo da Internet, surgiram empresas que criaram mecanismos para combater a prática de spam, são as chamadas blacklists (listas negras) que armazenam denúncias contra os praticadores de spam.

As blakclists são distribuídas pela Internet e muitas delas de forma gratuita, onde servidores de e-mail como por exemplo: Yahoo, Gmail, Hotmail, etc…, sincronizam com os seus filtros Anti Spam. Na hora do envio, estes filtros verificam a legitimidade da mensagem, caso esta esteja listada em alguma blacklist, a entrega da mensagem é imediatamente rejeitada.

Se você entrar para uma blacklist, pode dar adeus ao seu empreendimento, pois embora seja possível contestar o registro, e solicitar que retirem o seu registro, esta não é uma tarefa tão fácil assim, mesmo porque, existem milhares de blacklists e cada uma tem um procedimento diferente para retirada da reclamação.

Em alguns casos será necessário provar que a mensagem não era spam, para isso você terá que apresentar o registro opt in ou pedir para o responsável pela reclamação   que
retire a mesma.
Agora, se você não tiver a sua lista opt in e não souber quem foi o autor da denuncia, terá os seus envios rejeitados pela maioria dos servidores de emails.

Mas o transtorno não fica por aí; além desta rejeição você poderá ter a sua conta de hospedagem suspensa e o seu site ficar fora do ar por tempo indeterminado.
A maioria dos servidores de hospedagem web tem uma cláusula específica referente à prática de spam, e se você desobedecer esta cláusula será punido. O servidor ao ser notificado, é obrigado a tomar uma providência, caso contrário é a empresa de hospedagem quem será punida.

Uma das empresas onde se pode fazer reclamações de prática de spam é a SpamCop. Quando alguém faz uma reclamação na SpamCop, é criado um registro desta reclamação e
enviado para a empresa de hospedagem que hospeda o seu domínio.
Dependendo da empresa de hospedagem, a sua conta pode ser suspensa ou até mesmo, cancelada imediatamente.

Já imaginou perder todo o conteúdo do seu site? Banco de dados arquivos, imagens etc…?

Embora raramente aconteça, algumas vezes, mesmo não praticando spam, pode ter o seu IP registrado em alguma blacklist.
Se isto acontecer, não se desespere. Primeiramente contacte a sua empresa de hospedagem e comprove a legitimidade das suas mensagens, inclusive apresente a sua lista opt in, isso para evitar transtornos desnecessários.
Em seguida terá que descobrir onde está registrada a reclamação, tarefa árdua e muito difícil, como disse acima, existem milhares de blakclists e você pode ter o seu domínio/IP
registrado em diversas.
Você terá então que recorrer à ferramentas que verificam essas blacklists, algumas pagas, outras gratuitas.

Veja abaixo algumas destas ferramentas:

http://www.ipok.com.br
http://multirbl.valli.org
http://www.rblmon.com

A última é um serviço pago, mas é muito eficiente. Ela monitora o seu IP em algumas blacklists e envia um email de alerta com o resultado.
Após descobrir onde está bloqueado o seu IP, você precisa entrar no site da blaklist e seguir as instruções para retirar o registro.
Você terá que fazer isso em todos as blaklists apresentadas. Será um processo demorado pois na maioria você terá que preencher extensos formulários.

Fica aqui o alerta:

Jamais pratique SPAM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Why ask?

Post Navigation