Arquivos da categoria: Marketing Online

Spam? O que é, e por que jamais praticar

 

spamA maioria das pessoas que desenvolve algum tipo de atividade online, seja venda de ebooks, produtos digitais, loja online etc… utiliza email marketing para divulgar o seu negócio.
Mas isto é incorreto?
NÃO, Esta é uma prática perfeitamente legítima, desde que a sua lista de prospectos seja de pessoas que se cadastraram para receber as suas mensagens.
Entretanto, se você enviar email para qualquer pessoa que não lhe deu permissão para isso, você está cometendo algo que mais cedo ou mais tarde irá prejudicar o seu negócio. [more…]

O termo spam significa uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Ao praticar spam você esta contrariando o uso sensato do email marketing, primeiro porque está invadindo a privacidade de quem recebe as suas mensagens, segundo, porque ao contrário do que muitos podem pensar você será severamente penalizado por isso.

Com o crescimento contínuo da Internet, surgiram empresas que criaram mecanismos para combater a prática de spam, são as chamadas blacklists (listas negras) que armazenam denúncias contra os praticadores de spam.

As blakclists são distribuídas pela Internet e muitas delas de forma gratuita, onde servidores de e-mail como por exemplo: Yahoo, Gmail, Hotmail, etc…, sincronizam com os seus filtros Anti Spam. Na hora do envio, estes filtros verificam a legitimidade da mensagem, caso esta esteja listada em alguma blacklist, a entrega da mensagem é imediatamente rejeitada.

Se você entrar para uma blacklist, pode dar adeus ao seu empreendimento, pois embora seja possível contestar o registro, e solicitar que retirem o seu registro, esta não é uma tarefa tão fácil assim, mesmo porque, existem milhares de blacklists e cada uma tem um procedimento diferente para retirada da reclamação.

Em alguns casos será necessário provar que a mensagem não era spam, para isso você terá que apresentar o registro opt in ou pedir para o responsável pela reclamação   que
retire a mesma.
Agora, se você não tiver a sua lista opt in e não souber quem foi o autor da denuncia, terá os seus envios rejeitados pela maioria dos servidores de emails.

Mas o transtorno não fica por aí; além desta rejeição você poderá ter a sua conta de hospedagem suspensa e o seu site ficar fora do ar por tempo indeterminado.
A maioria dos servidores de hospedagem web tem uma cláusula específica referente à prática de spam, e se você desobedecer esta cláusula será punido. O servidor ao ser notificado, é obrigado a tomar uma providência, caso contrário é a empresa de hospedagem quem será punida.

Uma das empresas onde se pode fazer reclamações de prática de spam é a SpamCop. Quando alguém faz uma reclamação na SpamCop, é criado um registro desta reclamação e
enviado para a empresa de hospedagem que hospeda o seu domínio.
Dependendo da empresa de hospedagem, a sua conta pode ser suspensa ou até mesmo, cancelada imediatamente.

Já imaginou perder todo o conteúdo do seu site? Banco de dados arquivos, imagens etc…?

Embora raramente aconteça, algumas vezes, mesmo não praticando spam, pode ter o seu IP registrado em alguma blacklist.
Se isto acontecer, não se desespere. Primeiramente contacte a sua empresa de hospedagem e comprove a legitimidade das suas mensagens, inclusive apresente a sua lista opt in, isso para evitar transtornos desnecessários.
Em seguida terá que descobrir onde está registrada a reclamação, tarefa árdua e muito difícil, como disse acima, existem milhares de blakclists e você pode ter o seu domínio/IP
registrado em diversas.
Você terá então que recorrer à ferramentas que verificam essas blacklists, algumas pagas, outras gratuitas.

Veja abaixo algumas destas ferramentas:

http://www.ipok.com.br
http://multirbl.valli.org
http://www.rblmon.com

A última é um serviço pago, mas é muito eficiente. Ela monitora o seu IP em algumas blacklists e envia um email de alerta com o resultado.
Após descobrir onde está bloqueado o seu IP, você precisa entrar no site da blaklist e seguir as instruções para retirar o registro.
Você terá que fazer isso em todos as blaklists apresentadas. Será um processo demorado pois na maioria você terá que preencher extensos formulários.

Fica aqui o alerta:

Jamais pratique SPAM!

Algumas Ideias Grátis Para Você Criar Seu Próprio Produto Digital

gratisA coisa mais animadora para quem quer iniciar ou expandir um negócio online é que não é preciso ter muito dinheiro para isso. De fato, os sites mais lucrativos da internet começaram contando apenas com boas ideias.

Basicamente, os 2 tipos de produtos que você pode criar a partir desta matéria-prima chamada ideia são:

1) Produtos de Informação (infoprodutos, e-books, apostilas, cursos, etc.)
2) Softwares (programas para PCs, scripts em PHP, CGI, ASP, etc.)

Como sabemos que para desenvolver um software por conta própria é preciso ter habilidades especiais – que a maioria das pessoas não tem – vamos nos concentrar nos produtos de informação. Mas se você é um desenvolvedor de softwares ou scripts em PHP, CGI ou ASP, pode usar as mesmas ideias expostas no texto abaixo para criar seus produtos. [more…]

Mas antes de criar seu próprio produto você deve conhecer o mais valioso segredo da maioria dos empreendedores de sucesso da internet:

A maioria dos empreendedores de sucesso criaram produtos para atender a um “nicho de mercado” (mercado focado em um público específico). Eles simplesmente estudaram estes nichos de mercado, observaram os problemas mais comuns que estas pessoas enfrentam e criaram produtos que oferecem soluções para estes problemas.

E porquê criar um produto específico para um nicho de mercado?

Porque a internet é o lugar perfeito para oferecer esse produto. Quanto mais específico seu público, melhor. Por exemplo: se uma pessoa quer comprar um livro sobre negócios que está na lista dos 10 mais vendidos, provavelmente irá procura-lo na livraria mais próxima. Mas se ela estiver procurando informações específicas sobre “como ganhar dinheiro com o mercado de ações durante a alta de petróleo”, é bem mais provável que comece sua procura na internet.

Uma das maiores vantagens em criar um produto para um nicho de mercado é que você inicialmente não irá procurar as pessoas, elas é que irão procurar por você (através dos sites de busca, sites parceiros, classificados, etc). A partir desse ponto, tudo o que você tem a fazer é focar seu marketing somente neste grupo específico de pessoas e convencê-las a comprar o seu produto.

Um fato: ao contrário de um mercado saturado, em um nicho de mercado, você encontra pouca ou nenhuma concorrência. Além de inúmeras outras vantagens, tendo pouca (ou nenhuma concorrência), você pode cobrar um preço melhor pelos seus produtos.

Escolha um nicho de mercado significativo e use uma destas 3 ideias para criar seu próprio produto:

Ideia Grátis # 1:

Pesquise seu concorrente em seu nicho de mercado, descubra seu produto mais vendido e… encontre um maneira de melhorá-lo!

Verifique as seguintes questões: Que tipo de solução está oferecendo? Há uma maneira de oferecer uma solução melhor? Está faltando algo no produto dele? Você poderia fazer melhor?

Você não precisa re-inventar a roda, se puder encontrar um produto que pode ser melhorado. Existem grandes empresas que faturam bilhões, apenas melhorando seus produtos ou fazendo produtos melhores que os de seus concorrentes. Veja alguns exemplos:

– Vídeo Games (Nintendo, Super Nintendo, Nintendo 64, etc.)

– Celulares (cada vez menores e com mais recursos)

– Televisão (20 polegadas, 29, polegadas, tela plana, etc)

– Computadores (Pentium, Pentium I, Pentium II, Pentium III, etc)

– Softwares (Windows 95, Windows 98, Milenium, XP, e por aí vai)

Eu poderia dar centenas de exemplos, mas tenho certeza de que você já captou a ideia.

Uma vez que você tenha escolhido o seu nicho de mercado, seus concorrentes podem ser a sua maior fonte de inspiração. Conheça o produto do seu concorrente e desenvolva uma alternativa mais eficiente, mais completa, mais moderna, mais fácil de usar, etc. Você poderá vender este produto até por um preço mais caro, desde que ele traga mais benefícios que o produto do concorrente.

Ideia Grátis # 2:

Observe e participe das listas de discussão, fóruns, chats e qualquer outro lugar onde encontre um grupo específico de pessoas. Ouça o que elas têm a dizer, do que eles gostam e descubra o que eles estão procurando.

Milhares de pessoas procuram estes locais (nem todas participam ativamente dos debates) procurando conselhos e dicas. Você poderá observar que certas questões aparecem repetidas vezes.

Esta é uma ótima maneira de encontrar uma necessidade ou problema comum… e desenvolver um produto para suprir esta demanda reprimida.

Apenas uma pequena porcentagem de pessoas participam de fóruns e outros locais específicos, mas você pode ter certeza de que se algumas questões aparecem frequentemente nestes locais, é porque existem milhares de internautas surfando na web a procura da mesma coisa.

Ideia Grátis # 3:

Se você já tem uma lista de clientes, faça uma pesquisa por e-mail.

Uma pesquisa com clientes não apenas é a melhor forma de melhorar um produto já existente como também a melhor forma de descobrir novos produtos. E uma vez que você tenha vendido algo à alguma pessoa, é muito mais fácil vender novamente para esta pessoa (se ela apreciar seu produto) do que conquistar um novo cliente.

De fato, as estatísticas comprovam que ter uma base de clientes é ter uma mina de ouro. Estima-se que até 36% das pessoas que compraram uma vez de você, comprarão novamente, se ficarem satisfeitas com o produto.

Use esta vantagem e faça uma pesquisa por email. Se você não sabe como fazer isto, pode usar serviços grátis como o do site www.Enquetes.com.br, onde você recebe um código HTML para colocar em seu site. Daí então é só fazer um convite para que seus clientes participem da pesquisa.

Uma boa ideia é oferecer um brinde como incentivo para quem participar da sua pesquisa. Este brinde pode ser um software ou ebook gratuito, por exemplo. Mas não ofereça qualquer coisa, escolha um brinde que você mesmo gostaria de ganhar.

Pense nisto: fazer uma pesquisa por email não irá lhe custar nada, a não ser um pouco do seu tempo.

*** Notas finais:

Com tantas pessoas procurando informações e soluções que facilitem suas vidas, tudo o que você terá de fazer será encontrar um nicho de mercado e criar um produto sob demanda. Os meios para você fazer isso estão aí em cima. Agora é com você! 

7 Ideias Simples Para Aumentar Suas Vendas na Internet

bright-idea

As ideias que vou apresentar agora existem até mesmo antes da invenção do computador, mas o incrível é que podem ser adaptadas a qualquer tipo de negócio online.

Então vamos logo as “7 ideias simples para aumentar suas vendas na internet”:

1) As pessoas gostam de ganhar coisas: presenteie-as com algo grátis. Ofereça algo de qualidade para que elas sintam que o que você vende também é de qualidade.

2) As pessoas gostam de “provar antes de comprar”: sempre que possível dê-lhes alguma amostra grátis, um “pedaço do bolo” para que elas fiquem com água na boca. Exemplos: “30 Dias Grátis”, “1º Capítulo Grátis”, “Dicas Grátis”. Esta técnica é uma das mais eficientes. [more…]

3) As pessoas gostam de comprar de pessoas confiáveis: Dê-lhes a chance de conhecer um pouco sobre você, seu negócio, tempo no ramo, seus clientes, etc. Procure ser breve.

4) As pessoas gostam de levar vantagens: adicione ao seu produto, outro (s) produto (s) e praticamente “duplique” seu valor percebido. Apesar desta técnica não ser nenhuma novidade, funciona incrivelmente bem com qualquer produto.

5) As pessoas gostam de levar vantagens 2: ofereça-lhes um “super pacote irresistível” de produtos ou serviços. Isto multiplicará o valor da sua oferta.

6) As pessoas gostam de atenção: responda todos os e-mails que receber, e o mais rápido possível. Muitas vezes as pessoas querem apenas tirar algumas dúvidas, antes de comprar.

7) As pessoas precisam ter a certeza de estar fazendo um bom negócio: Publique testemunhos de pessoas que usam seu produto. O potencial cliente se sentirá mais seguro sabendo que outras pessoas se beneficiaram do produto . . . e comprará de você.

Menu de Posts